TUTORIAL – como montar um blog – PARTE 2

Agora você já sabe que existem diversas plataformas, portanto,  vamos nos ater à maior delas e responder as perguntas de como montar um blog. 

Antes de começar a escrever você  precisa meditar em si próprio para entender as tuas preferências e habilidades. Digo isso porque montar o blog é a parte fácil, difícil é conseguir assinantes e/ou visitantes.

Não existem fórmulas mágicas, você pode escrever sobre moda, gastronomia, astronomia, o que quiser, desde que seu conteúdo seja relevante. Isso mesmo, o que de fato importa é ter um conteúdo relevante. 

Observe, se alguém pesquisa no Google sobre gastronomia, no mínimo é alguém que entende sobre o assunto. Se essa pessoa visitar tua página e o seu conteúdo não for relevante, ela simplesmente não voltará. Essa falta de navegação dentro da página é um problema, o pouco tempo dentro do site também. Em futuras postagens vamos adentrar neste assunto. 

Ou seja, para conseguir manter a atenção de uma pessoa o conteúdo do blog precisa ser relavante, independentemente do assunto abordado. 

Para facilitar, faça uma tempestade de ideias, o que você gosta, sobre o quê  quer escrever, após fazer estas perguntas, se questione sobre qual assunto você domina mais, qual assunto você precisa estudar?!

Ter um blog não se restringe apenas a escrever, é necessário estudo, pesquisa, correção de conteúdo, formas que tornarão o blog mais profissional e com uma boa cartela de assinantes. 

Hoje é o dia da decisão, escolha um tema e faça essa tempestade de ideias sugeridas, após definir bem isso, escolha dentro daquilo que você quer falar pelo menos 5 temas diferentes.

Agora crie uma página no WordPress.com e comece a escrever, pois vamos ajudá-lo a ganhar dinheiro com suas postagens. 

Não se espante, ainda estamos respondendo a pergunta: “como montar um blog” . O caminho para chegar lá não é tão direto quanto desejável. Poderíamos dizer aperte aqui, crie ali e pronto, mas não é assim nem este é meu objetivo. 

Quando iniciei gostaria de conhecer essas dicas ou melhor, gostaria de ter obedecido. Teria perdido menos tempo, mas a vontade de chegar no objetivo rapidinho faz a gente tropeçar. 

Um site não é layout, marca, redação… É conteúdo antes de qualquer coisa.  A fama só veio porque o conteúdo era relevante. 

Você pode investir milhares de reais em servidores, layout, equipe, se a ideia e o conteúdo não corresponderem, todo o investimento será perdido. 

“Como montar um blog?”  É uma pergunta que pode ser respondida com outras perguntas, exemplos :

Como ser professor? 

Como ensinar? 

Como transmitir conhecimento? 

Como ser carismático? 

Como conseguir e manter a atenção do meu público alvo? 

Quem é o meu público alvo? 

Do que meu público alvo gosta e como posso ajudá-los a ter acesso a essa informação? 

Mateus Santana

Graduado em direto pela Universidade Católica de Brasília, em Teologia pela faculdade Phiapi, é amante de tecnologia, filosofia, fotografia e cinema.

OPINE