TUTORIAL – como montar um blog – PARTE 1

Olha só… se você já é experiente, por enquanto aqui não é o seu lugar. Se você sempre sonhou ter um site  ou se pergunta como montar um blog e não faz a menor ideia de por onde começar, parabéns, aqui é onde você deve começar.

Inicialmente, preciso contar minha experiência com site. Meu primeiro blog foi um blogspot, essa primeira experiência foi em meados de 2010, quando eu tinha 19 anos. De lá pra cá, muitas coisas mudaram. Na verdade, só fiquei mais velho pra falar a verdade. De certa forma essa primeira experiência foi motivada porque eu tinha uma facilidade com direção de arte.

Depois daquele blog, migrei para a produção de sites em flash, sistema pesado que acabou morrendo. Mas no flash eu gostava da relativa facilidade que era fazer um site. 

Porém, com o desuso deste sistema, fiquei sem opção, uma vez que produzir um site programando de verdade em HTML e CSS, é muito difícil.

Passaram-se os anos, e um amigo meu, Rodrigo Ribeiro Gomes, começou a postar coisas em uma página pessoal. Eu fiquei muito curioso para descobrir como ele conseguiu aquele resultado, foi então que me apresentaram o wordpress.com

Isso mesmo, prestem atenção no endereço “.COM”. Existe o wordpress”.ORG”, plataforma utilizada para produtores de conteúdo mais experientes, ainda chegaremos lá.

Este “site” construtor de sites é de fácil uso. Você cria uma conta, escolhe um template ou “aparência” do site e é só começar a publicar seu conteúdo.

Fiz algumas páginas e comecei a ter muitos acessos diários. Neste momento, meus olhos cresceram e queria converter estas visitas de algum modo em publicidade, mas para meu desconforto o wordpress”.com” não produz renda com publicidade.Entendi que precisava evoluir, não apenas no aspecto do blog em si, mas de todo o sistema.

Este será o tema da parte 2 desta sequência de post´s em que explicarei passo a passo como consegui obter o resultado atual e para onde irei após isso.

Mas enfim, se você quer apenas ter uma página on-line de forma gratuita, basta se inscrever neste link.

Escolha um template e mexa bastante na página até entender os conceitos básicos de post, cabeçalho, link, categorias, tags.

Se você gosta de escrever, é uma ótima oportunidade para produzir conteúdo. Se gosta de fotografar, ótima oportunidade de criar uma galeria on-line. Se gosta de moda, ótima oportunidade para postar as mais recentes tendências.

Aqui aceita tudo, mundo fitness, tecnológico, automobilistico, ciência….

Tudo pode acontecer, mas não será do dia para a noite, precisa de um pouquinho de empenho e paciência. Porém, fique tranquilo, a ferramenta wordpress é fantástica. Veja alguns exemplos de sites feitos através desta plataforma, além é claro deste próprio site.

MINISTÉRIO DA CULTURA

Site Ministério da Cultura

R7

Site R7

MUSIC GRID

Site Music Grid

 

Mateus Santana

Graduado em direto pela Universidade Católica de Brasília, em Teologia pela faculdade Phiapi, é amante de tecnologia, filosofia, fotografia e cinema.

OPINE