SEBASTIÃO SALGADO – foto em preto e branco

Pessoas que não são apaixonadas por fotografia geralmente apreciam fotos claras, com informações precisas ou fotos inusitadas, em sua maioria. Porém, existem aqueles que conhecem Sebastião Salgado, pessoas verdadeiramente aficionados por fotografia, que além de apreciar o belo sempre estão questionando a técnica aplicada, o “por quê” da foto.

Como é de conhecimento público, Sebastião Ribeiro Salgado é um fotógrafo brasileiro, nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 1944. Formado em economia, realizou doutorados nessa área. Após trabalhar entre 1971 e 1973 para a Organização Internacional do Café, em Londres, rumou em uma viagem para África, onde coordenou um projeto sobre a cultura do café em angola, fato determinante para que Sebastião Salgado decidisse se tornar fotógrafo.

Sebastião Salgado transita entre várias técnicas fotográficas, nesta publicação, selecionamos algumas de suas melhores fotos em preto e branco, que vão desde fotos paisagísticas à fotos que retratam a situação de refugiados na etiópia.

Em tempo, é um belo incentivo para os iniciantes que não possuem as melhores câmeras, o equipamento não faz o fotógrafo.

 

Mateus Santana

Graduado em direto pela Universidade Católica de Brasília, em Teologia pela faculdade Phiapi, é amante de tecnologia, filosofia, fotografia e cinema.

OPINE