PASSOS RUMO À DEMOCRACIA PLENA

As manifestações deste domingo mostraram como a Democracia Brasileira tem evoluído. A quantidade de Brasileiros que deixaram o analfabetismo somado aos milhares que especializam-se em alguma área do saber, contribuiu de forma elementar para o espetáculo deste dia que entrará para a história.

Demonstrações e aglomerações públicas como visto neste domingo, são raras de acontecer em todo o mundo. Se alçarmos nossos olhos para a história, veremos grandes movimentos mundias como a Revolução Francesa e seu lema de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Se enviarmos nosso olhar para a América, é inegável a contribuição do movimento de Independência Americana, e sua tão respeitada carta Magna (constituição).

Talvez o Brasil esteja vivendo um momento similar, o povo deixou um recado nas ruas, que não importa quem esteja no governo, o povo não é mais aquele velho povo passivo, estamos alertas, acompanhando de perto a gestão do executivo, legislativo e judiciário.

A bandeira que mais tremulou, foi contra a corrupção, demonstrando mais uma vez que o povo pensa por si próprio. Os dois grandes grupos que organizaram as manifestações estavam mais preocupados com o Impeachment presidencial, mas segundo inúmeras entrevistas com os manifestantes, o clamor era contra esta enchente de corrupção, ou seja o povo estava se manifestando por eles próprios, e não se vinculavam à nenhum grupo.

Não podemos precisar em que momento acontecerá, mas este país esta às vésperas de uma reforma política, em especial no que tange ao processo de investigação e punição de corruptos e corruptores. Viva a democracia, pois ela permite que o Poder seja do Povo, pelo Povo e para o Povo.

OPINE