O QUE É O ESTADO ISLÂMICO? – Centenas de cristãos sequestrados nesta segunda 23/fev.

Centenas de cristãos sírios, entre eles mulheres e crianças, teriam sido sequestrados pelo grupo extremista Estado Islâmico durante ataques a vilarejos de Tall Tamr, no nordeste da Síria, informou a revista norte-americana “Newsweek”, nesta segunda feira 23 de fevereiro de 2015.

Mas quem são os integrantes deste grupo terrorista, seria ele apenas religioso ou com pretensões políticas claras? Descubra Agora.


terrorA história

O grupo terrorista Estado Islâmico está relacionada com o processo de crise política que se desencadeou no Iraque após a guerra iniciada em 2003. O grupo nasceu como uma derivação da Al-Qaeda, fundamentado nos mesmos princípios desta organização, que remontam à ideologia pan-islâmica de Sayyid Qutb, antigo líder da Irmandade Muçulmana. Contudo, as ações do EI ficaram gradativamente mais radicais, até mesmo para os padrões da Al-Qaeda, o que provocou a separação entre as duas organizações terroristas. Os objetivos do Estado Islâmico é expandir o seu califado por todo o Oriente Médio, que se pautaria pela Sharia, a Lei Islâmica interpretada a partir do Alcorão, e estabelecer conexões na Europa e outras regiões do mundo, com o propósito de realizar atentados que lhes possam conferir autoridade através do terror.


Administração

Estima-se que o grupo arrecade cerca de $8 milhões de dólares diários nas regiões petrolíferas que controla, valor que há coloca entre os maiores grupos terroristas do mundo, esta arrecadação contudo, não é guardado em um cofre forte, sendo utilizado para recrutar cada vez mais jovens Americanos, Europeus e Asiáticos, para a organização, além é claro de subornar autoridades e compra de equipamentos bélicos.


religiao

Preconceitos Religiosos

Por conta deste braço violento, toda a religião Islâmica tem sofrido perseguições, as pessoas não distinguem a diferença que existe, contudo, é razoável esta preocupação, pois grupos terroristas não são facilmente identificáveis. Os ataques a cristão sírios fazem parte da estratégia que o grupo vem adotando. Recentemente tornaram público sua insatisfação com Cristãos declarando guerra à religião, desta forma países como Estados Unidos da América e Brasil com predominância religiosa Cristã, passaram a ser alvos claros de possíveis ataques. A pouco inaugurado o Templo de Salomão, edificado pela igreja Universal em São Paulo, seria alvo de uma incursão terrorista em terras tupiniquins, bem como monumentos históricos em Salvador, Bahia, Catedral de Brasília, Santuário Menino de Jesus em Brazlândia, grandes igrejas Católicas.


2014-730001488-SYRIA-CRISIS_IRAQ_20140702

Futuro

Os governos mundiais estão unindo forças contra este grupo altamente treinado e preparado, e a cada dia, novos reforços chegam para unir forças contra o terrorismo, é caso do grupo Anonymous, especialistas em programação de rede, invasão de computadores, quebra de criptografias… em nota oficial declarou repúdio aos atos praticados contra o Jornal Charlie Hebdo, que chocaram o mundo.

No filme 007, operação Skyfall, a comandante do MI6, diz que estamos vivendo períodos de trevas, onde nossos inimigos estão na escuridão, não possuem um rosto ou um lugar certo, preciso cartograficamente; tais palavras repercutem nesta hora, pois podem haver Estado Islâmitas infiltrados inclusive neste país, aguardando um comando, para vitimar pessoas inocentes e gerar o caos, angariando mais dinheiro, poder e influência política.

OPINE