COMO TER UMA IDEIA

A maior parte da população mundial desconfia de suas habilidades criativas, na contramão destes pensamentos majoritários, estão as crianças, que em sua grande maioria são incrivelmente criativas. Este contraste, entre pensamento criativo e a falta dele, está estampado no quesito idade.

É certo que o método utilizado por instituições de ensino, na base da memorização e necessidade de retenção de informação, bloqueiam o pensamento criativo. Eistein, bem como Leonardo da Vinci, não tinham professores de suas fórmulas matemáticas ou de suas obras de arte, eles estavam completamente livres para criar, diferente do modelo atual.

As crianças por sua vez, encontram dificuldades de seguir regras previamente estabelecidas, este comportamento, faz com que suas mentes se sintam encorajadas a criarem livremente.

Este processo criativo possui essência em várias áreas do saber, abrangendo pessoas que de fato são mais criativas, pois possuem predisposição genética, e outras que aprenderam a desenvolver o processo criativo. Nossa equipe pesquisou em alguns livros e sites métodos que auxiliassem no processo criativo, aqui em baixo vai o top 10.

  • 1 – Dificilmente uma ideia será completamente original, todas as grandes ideias e sacadas foram tiradas de alguma fonte de inspiração, portanto, ser criativo é criar em cima de alguma coisa que já foi criada. Exemplo: digamos que o inventor da roda tenha se inspirado em um quadrado, ele foi removendo as pontas pouco a pouco, e quando menos percebeu, a roda surgiu diante de suas vistas.

 

  • 2- O pensamento negativo concernente às próprias habilidades dificulta muito, temos que adotar uma atitude positiva sobre o nosso eu, todos nós somos capazes de ter pensamentos criativos.

 

  • 3- Existe um técnica chamada TEMPESTADE DE IDÉIAS, ela consiste em se valer de várias coisas que estejam interligadas com aquilo que se pretende criar, você vai escrevendo, ditando, fazendo chover informações, depois você filtra as sugestões, e provavelmente, deste apanhado de pequenas ideias nada inovadoras, surgirá algo realmente revolucionário.

 

  • 4- Faça coisas diferentes da sua rotina. Seu cérebro já esta habituado à rotina, contudo, quando lemos livros de gêneros diferentes, ou fazemos outro trajeto de volta para casa absorvemos conhecimentos que não tinhamos, estes pensamentos, dentro do nosso inconsciente, fará uma tempestade de idéias natural, e consequentemente novas idéias poderão surgir.

 

  • 5- Pratique exercícios. Nenhuma explicação pareceu ser boa o suficiente, mas todos os livros foram unânimes, exercício ajuda no processo criativo.

 

Vamos lá, pense em como mudar o mundo, seu dia, sua vida financeira, experimente estas técnicas, quem sabe exista um Gênio criativo dentro de você.

OPINE